Sobre Nós

  • O Lar Beneficente Arco-Íris é uma entidade sem fins lucrativos, resultado de um longo e dedicado trabalho de sua fundadora, senhora JÚLIA ARAUJO DA SILVA, moradora da comunidade local e de colaboradores diversos.

     
    A ideia de abrigar crianças surgiu quando a fundadora adoeceu e fez uma promessa: acolheria crianças abandonadas caso fosse curada.

     
    Em 1982, quando a graça foi alcançada a senhora JÚLIA deu inicio ao cumprimento da sua promessa, acolhendo em sua própria residência, crianças abandonadas.

     
    Em 1986, em função da grande demanda, as atividades foram transferidas para uma casa alugada, localizada no bairro Parque Equitativa, a fim de melhor acolher as crianças. A senhora JÚLIA, já abrigava 30 crianças, quando o proprietário do imóvel solicitou a sua desocupação.

     
    Em 1987, após várias campanhas em busca de doações para a compra de um espaço, muitos questionamentos e exigências por parte do Governo, o Lar passou a funcionar em uma escola abandonada, onde está estabelecido até hoje. A aquisição desse espaço se deu através de muita luta e do envolvimento da comunidade local, destacando-se como colaboradora a Srª Margareth Matheus.

     
    Hoje, após várias tribulações, o Lar beneficente Arco Íris possui usucapião do local, certificado de utilidade pública e CNPJ, entretanto, não conta com nenhum auxílio do Governo.
    O Lar recebeu o título de Utilidade Pública pela Prefeitura do Município de Duque de Caxias, está inscrito no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente sob o n° 048/01 e no Conselho Municipal de Assistência Social de Duque de Caxias sob o n° 10.

  • Embora o Lar possua acomodações para no máximo 20 crianças, costumeiramente abriga número superior, dada a carência de instituições dessa natureza para atender a demanda.

     

    Após o recebimento da criança, o Lar providencia a realização de exames médicos, avaliação clínica e psicológica, e o contato com a escola onde a criança está matriculada ou a realização da sua matrícula caso ainda não esteja.

     
    A finalidade do abrigo é acolher, basicamente, crianças com idades compreendidas entre 05 à 12 anos, não infratoras, órfãs, abandonadas e em situações de risco, que foram vítimas de violência física, sexual, psicológica e de negligência, proporcionando-lhes abrigo, alimentação, vestuário, saúde, educação, lazer e principalmente AMOR.

     
    É importante ressaltar que profissionais de diferentes áreas auxiliam voluntariamente com seus conhecimentos e prática na assistência das crianças acolhidas.

     
    No mês de julho de 2011, devido a graves problemas de saúde, que inclusive a impediam de andar, a senhora JÚLIA, veio a falecer, cabendo à sua filha, senhora SIMONE ARAÚJO HILÁRIO, na qualidade de presidente da instituição, dar continuidade a essa nobre missão.